Curta no Facebook!

terça-feira, abril 26, 2011


Terapia Capilar

Pouco se ouve falar neste segmento, as informações são poucas e na maioria das vezes,  incompletas.





Não vou também ser o post mais completo, mas vou tentar mostrar a maioria dos recursos que sei e que vocês verão com mais facilidade nos salões. Alguns são mais modernos e vemos em centros estéticos e salões maiores, porém, são minoria, e na minha humilde opinião, caros e podem ser substituídos em nível equivalente pelos procedimentos mais simples, pois um bom profissional e um diagnóstico correto é o que faz o tratamento ter sucesso!

Vamos começar perguntando o que é a Terapia Capilar?
Em minhas palavras digo que é um conjunto de técnicas que visam melhorar a saúde do couro cabeludo evitando ou tratando afecções freqüentes e comuns, resultando também numa melhora significativa do fio.

O que ela trata?
Descamações do couro cabeludo, caspa, oleosidade excessiva (seborréia), queda ou fazer somente a nutrição capilar profunda.

Como age?
Através da ação de ativos puros diretamente no couro cabeludo, seja por deposição ou por ionização, assepsia do couro cabeludo e por alguns equipamentos que aumentam a circulação periférica local, levando um aporte maior de oxigênio e nutrientes ao folículo.

E afinal, qual o benefício disto?
Com o couro cabeludo nutrido e livre de impurezas, o fio cresce mais saudável, e claro, só o fato de se ver livre de incômodos bastante chatos já é um benefício e tanto.

Vou mostrar alguns dos equipamentos e falar de alguns ativos que são usados nesta modalidade.

Aparelho de Alta Freqüência: emite correntes alternadas de Alta Freqüência, possui eletrodos de vidro em vários formatos (neste caso é usado o formato de “pente”), ocos no seu interior. A corrente, ao passar pelo interior do eletrodo reage com o elemento presente gerando ozônio na superfície entre o eletrodo e a pele. O Ozônio é bactericida, fungicida e cicatrizante. E o efeito térmico da corrente é estimulante e tonificante, causando uma hiperemia local aumentando o aporte de sangue, trazendo mais nutrientes e oxigenando a pele.
Utilizado em protocolos contra queda, caspa e também para cauterizar pequenas lesões do couro cabeludo.


Existem vários modelos de aparelhos, este é só um exemplo. Acima o eletrodo tipo "pente" utilizado na TC.



Desincruste: aparelho de corrente Galvância, corrente contínua, polarizada, utilizada em alguns procedimentos, entre eles o desincruste, que seria a saponificação do material gorduroso da pele por reação eletroquímica com um ativo alcalino, e após, sua remoção com água utilizando o pólo positivo do aparelho.
Utilizado em protocolos para seborréia, para destamponamento dos folículos pilossebáceos.
Deve-se respeitar o intervalo de 15 dias entre as sessões para evitar o “efeito rebote”.


Um dos modelos também de aparelho. Existem modelos conjugados que já possuem gerador de 3 tipos de correntes diferentes num mesmo aparelho.



Ionização: se utiliza do mesmo aparelho do desincruste. Promove a permeação de ativos nas camadas mais profundas de uma pele íntegra através da repulsão de íons positivos/negativos da solução aplicada. São utilizados ativos hidrossolúveis com polaridade definida ou não.
Utilizada nos protocolos de nutrição capilar profunda com ativos tonificantes e vitaminas, ou quando se necessita de ativos que controlem a produção excessiva de sebo.


Eletrodos utilizados na ionização. Existem outros também como o modelo "gancho" ou "caneta".

Ainda são utilizados Shampoo Peeling para promover uma esfoliação leve do couro cabeludo e auxiliar nos resultados do desincruste, a Argila Verde, por seu poder adstringente e remineralizante, ativos com D-Pantenol por ter poder cicatrizante e regenerador, ativos adstringentes ionizáveis como Sulfato de Zinco, Vitamina B6 e Extrato de Hamamélis.

A seqüência depende do caso a ser tratado, mas geralmente começa com a lavagem dos cabelos com shampoo adequado, se necessário, nesta etapa será usado também o shampoo peeling, o desincruste e a argila verde e a ionização, finalizando o processo com o aparelho de Alta Freqüência.
Neste processo pode ser incluído um recondicionamento ou hidratação dos fios quando necessário (mas somente no seu comprimento), leave-in ou secagem, conforme o gosto da cliente.



Acima, exemplos de shampoos peeling, e  ionizável adstringente.

Esse post ficou enooorme, mas espero que tenha sido útil e tenha trazido alguma informação a mais sobre esse procedimento que todo mundo deveria experimentar, porque os benefícios são muitos!
2

2 comentários:

johana disse...

muito boa a informacao mas faltou especificar onde se acham os aparelhos para comprar e onde se encontra locais para fazer o tratamento. ou seja, fiquei ciente dessas possibilidades mas, e ai? como faze-las?
obrigada.

Unknown disse...

gostei breve e informativo.

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, dúvida ou comentário!

Quem sou eu

Minha foto
Cecília e Núbia
Ver meu perfil completo

Total de visualizações de página