Curta no Facebook!

sexta-feira, abril 29, 2011


Fotos pendentes - Celulite

Locais onde a celulite se instala comumente e representações do processo de aumento dos adipócitos e compressão dos capilares sanguíneos:



Imagens representando os graus da celulite e seus aspectos:





Nosso consolo!!!!!! hehehehe
Posted by Picasa
1

Falha Nossa!

Gente, 
depois de muuuito trabalho, as imagens não saíram na postagem (que  #$%@&....), então vou postar daqui a pouco uma montagem com todas as imagens que DEVERIAM SAIR no post anterior! 
Peço desculpas pela falha, mas sou iniciante!


Obrigada!
0

Celulite - o que é, e como tratar?

Saindo um pouco da vibe de casamento real, vou cair na real e falar sobre um assunto que assombra simples mortais como eu (mas que aposto estar presente nem que seja em 1 centímetro da perna da nova duquesa! Muahahaha), a CELULITE!
No campo da estética usamos outros palavrões nomes para definí-la (PEFE - Paniculopatia Edematofibroesclerótica, HLDG - Hidrolipodistrofia Gelóide e por aí vai! :o), partindo do princípio que, o sufixo "ite" define inflamação, e inflamação se caracteriza por dor, calor, rubor (vermelhidão) e edema (inchaço), então o nome "celulite" não se encaixaria no problema. Mas deixando esses nomes escalafobéticos pra lá, vamos saber como a "dita cuja" se desenvolve pra nos enlouquecer!



A celulite ou PEFE (o nome que acharem mais simpático! :) é uma disfunção que tem início no sistema circulatório! Hã??? Como assim??? Engordar não causa celulite? Refrigerante? Sedentarismo? Sal?
Respondo: Sim, sim, sim e sim! Então o que isso tem a ver?

Tudo está interligado, se você é uma fã da Coca-cola, do controle remoto da TV e dos Ruffles da vida, infelizmente a balança vai te acusar no final das contas! E quando engordamos, os adipócitos (células de gordura) inicialmente aumentam de tamanho, comprimindo os pobres capilares sanguíneos que irrigam e nutrem a região. Consequência:



- Adicpócitos apertadinhos, espremendo os vasinhos = líquido extravasado! Ou seja, a parte líquida do sangue que corre nesses capilares é "obrigada a sair" pra dar espaço e fica acumulada entre as fibras das camadas da pele. Esse líquido acumulado começa a "enxarcar" as fibras colágenas e elásticas, que para não amolecerem, criam fibroses, ou seja endurecem também para "sustentar" o peso dos adipócitos. Essas fibras multiplicadas comprimem mais ainda as estruturas vasculares e começam a fechar a hipoderme (camada de gordura da pele) em vários alvéolos, são os nódulos que aparecem na pele.

Temos ainda as causas hormonais e genéticas, que também tem relação entre si. O hormônio feminino estrogênio é responsável pela dificuldade de drenagem normal dos líquidos, provocando retenção hídrica.





Vou falar agora das fases dessa danada e depois o que se pode fazer em cada uma delas para vencer a batalha!

Grau 1 -
Nesta fase a pele ainda não apresentará deformações visíveis. Comum em pessoas magras e sedentárias, pois o processo de estase vascular e linfática já começou.

Frente de Combate: Drenagem Linfática Manual, caminhadas ou exercícios aeróbicos leves, cremes cosméticos com ativos vasodilatadores e vasoprotetores: Cavalinha, gengibre, arnica, hera, castanha da índia, nicotinato de Metila (vasodilatador que provoca hiperemia local e facilita a permeação dos ativos).


Grau 2 - Nesta fase a pele não apresenta alterações visíveis, porém ao se fazer um pinçamento ou contração na pele se observam as ondulações (aspecto de casca de laranja) e também em algumas posturas determinadas, como sentada. O transtorno circulatório é intenso e a pessoa pode começar a sentir dor à palpação (quando se aperta a pele) Pessoas em início de ganho de peso, jovens que fazem uso de AC.
Frente de combate: Além dos indicados acima, alguns ativos lipolíticos (quebram a gordura) como L-carnitina, cafeína, aminofilina, teofilina e teobromina, Fucus.


Grau 3 - As alterações já são visíveis mesmo em repouso da pele e se acentuam ao contraí-la ou pinçá-la, pois as fibras já estão em processo de endurecimento e repuxam a pele. A pessoa pode começar a sentir dores nas pernas ao ficar muito tempo em pé, e por vezes, também nos glúteos ao permanecer muito tempo sentada.
Frente de combate: Indicada também a Drenagem Linfática com aparelhos, uso do Ultra-som (ou Manthus) para auxiliar na normalização da fibrose e todos os outros suportes acima, intensificando os exercícios aeróbicos.


Grau 4 - Nesse estágio a celulite já cria problemas de ordem circulatória bem mais graves, como dores intensas nas pernas, formigamento e varizes. As estruturas estão bem comprimidas e as fibras já retraem muito a pele, fazendo surgir aqueles "buracos" que vemos até mesmo através da roupa. Neste caso, somente podemos amenizar a parência e podemos optar por incluir a massagem modeladora, mas a solução está num procedimento chamado "Dermosubcision", onde a fibra é cortada através de um a agulha e assim se solta e desfaz o abaulamento no local.

Mas a boa notícia é: que não temos somente um grau de celulite pelo corpo todo, então você pode ter apenas pequena área com grau 4 (um furo que insiste em dar as caras), em grau 1 no braço, 2 na parte anterior da coxa e 3 na posterior. Isso são só exemplos tá gente!


Ela ainda se divide em celulite "dura ou compacta" (dura ao tato e aderente aos planos profundos), celulite "edematosa" (pele de consistência pastosa, dolorosa ao tato) e celulite "flácida" (a pele "sacode" com o movimento), e ainda pode ser mista, quando se tem vários tipos em regiões diferentes.



O diagnóstico da celulite pode ser feito por exame físico pela palpação, teste de preensão e termografia de contato (lembram do gráfico colorido daquela Bermuda Invel? Pois é!)
Locais preferidos:


Só pra aumentar um pouco mais esse livro, vou falar o que cada procedimento faz a seu favor e contra essa "maldeeta"!
DLM (Drenagem Linfática Manula) - trabalha para deslocar o líquido acumulado entre os tecidos, de volta à circulação pelos vasos linfáticos. É executada de forma lenta e suave, trabalhando uma parte do corpo por vez!



DLE (Drenagem Linfática Eletrônica ou, por aparelho) - faz o mesmo serviço, porém pode trabalhar várias partes do corpo por vez ou ter uma sequencia determinada pelo profissional.

Ultra-som -
melhora a permeação dos ativos contidos no gel que se usa no cabeçote pelo efeito chamado fonoforese e transforma substâncias gelatinosas em líquido, ajudando a diminuir o tamanho dos adipócitos e colabora na DL. O Manthus é a versão "superpoderosa" do Ultrasom.



Massagem modeladora - Reorganiza e melhora a tração das fibras teciduais, remodelando o contorno corporal, mobilização do tecido gorduroso.
E em casa, já sabem procurem no rótulo dos cosméticos os ativos que comentei, e depois posto outros, muita massagem e sempre que puderem, caminhem. Isto eu digo com propriedade pois quando eu fazia academia e comecei a usar um creme anticelulite (da Avon mesmo), em 2 semanas senti uma diferença enorrrme! Foi a minha época de "pessoa saudável"! hehe Mas vale a pena!




E sei que esta é a foto que mais circulou na internet, mas se vale pelo consolo, fica a Dona Juliana Paes sem Photoshop aí pra gente dormir mais feliz!!!


0

Quem sou eu

Minha foto
Cecília e Núbia
Ver meu perfil completo

Total de visualizações de página